ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE CONTABILIDADE PÚBLICA NO ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GOVERNANÇA (ENAPG) E NA REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (RAP), NO PERÍODO 2004-2009

Autores

  • Mariana Costa da Roza Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Débora Gomes Machado Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Alexandre Costa Quintana Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Palavras-chave:

Contabilidade pública, Bibliometria, Produção científica

Resumo

Alguns pesquisadores vêm intensificando estudos em que buscam analisar como estão sendo desenvolvidas e difundidas as pesquisas científicas em contabilidade, resultando nos chamados estudos bibliométricos. Destaca-se que grande parte desses estudos da área contábil se refere à contabilidade privada. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é verificar como está caracterizada a produção científica sobre Contabilidade Pública no Encontro de Administração Pública e Governança (EnAPG) e na Revista de Administração Pública (RAP) no período 2004-2009. Este estudo, quanto aos objetivos, classifica-se como uma pesquisa descritiva; quanto aos procedimentos metodológicos, como uma pesquisa documental; e quanto à tipologia de abordagem do problema, como uma pesquisa qualitativa. Este estudo utilizou-se da bibliometria para analisar os dados averiguados, portanto, é também uma pesquisa bibliométrica. A população é composta pelos artigos publicados nos anais do EnAPG e na RAP, no período 2004-2009, e para definição da amostra, empregou-se a técnica de amostragem não probabilística intencional. Quanto ao tratamento dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin. Percebe-se que a produção científica sobre Contabilidade Pública no EnAPG e na RAP, no período 2004-2009, apresenta mais pesquisas de caráter empírico do que teórico, o tema predominante nos artigos é o controle e transparência das contas públicas, e a maioria das pesquisas é elaborada por dois estudiosos e grande parte dos autores advém da Universidade de São Paulo e da Universidade de Brasília.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Costa da Roza, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduada e Pós-graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Débora Gomes Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, possui mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (1992) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Rio Grande, editor da Revista Sinergia (FURG) (0102-7360). Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Geral e Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: demonstração dos fluxos de caixa, contabilidade pública, transparência, corrupção, controle, universidades públicas, finanças e pesquisa em contabilidade.

Downloads

Publicado

2011-09-10

Como Citar

ROZA, M. C. da; MACHADO, D. G.; QUINTANA, A. C. ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE CONTABILIDADE PÚBLICA NO ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GOVERNANÇA (ENAPG) E NA REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (RAP), NO PERÍODO 2004-2009. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 11, n. 20, p. 59–72, 2011. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/19984. Acesso em: 17 ago. 2022.