TENDÊNCIAS DOS PRINCIPAIS ASSUNTOS DE AUDITORIA EVIDENCIADOS NOS SETORES DE UTILIDADE PÚBLICA E TELECOMUNICAÇÕES DA B3

Autores

Palavras-chave:

Principais Assuntos de Auditoria. Relatório do Auditor Independente. Auditoria.

Resumo

Este estudo analisa as tendências dos Principais Assuntos de Auditoria reportados pelos auditores independentes nas companhias dos setores de utilidade pública e telecomunicações listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3) no período de 2016 a 2019. Por meio da pesquisa quantitativa, descritiva e documental, analisaram-se a seção dos Principais Assuntos de Auditoria do Relatório do Auditor Independente (RAI), totalizando 793 relatórios. Constataram-se redução anual do montante total de PAA no período analisado e média geral de 2,75 PAA por empresa, sendo Receita, Ativos e Passivos de Concessão e Setorial e Contingências os itens mais reportados em cada ano avaliado. Os assuntos Receita e Contingências estão entre os cinco mais citados em todos os setores, nos quatro anos avaliados. Ainda, mais de 79% dos PAA da amostra foram reportados pelas big four. Na subcategorização dos PAA verificou-se que eles têm mais relação ao Ativo da empresa e Passivo é a característica menos presente. Os resultados indicam que, após um período de adoção, os aspectos de reporte dos PAA parecem ter um padrão de tipo e quantidade de assuntos reportados, os quais têm relação com os setores analisados, firma auditora, complexidade de contabilização e são mais assuntos de cunho contábil do que de gestão das companhias. Assim, a evidenciação dos PAA identificados nos RAI, segregando por setor, firma auditora e categorias, fornecem-se informações adicionais aos stakeholders e contribui com a percepção da qualidade do relatório de auditoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliany Moreira Beijosa Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduada em Ciências Contábeis - UFRGS

Márcia Bianchi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Economia - UFRGS
Docente do Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade - PPGCONT e do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais - DCCA da Faculdade de Ciências Econômicas - FCE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Lauren Dal Bem Venturini, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda em Contabilidade - UFSC
Mestre em Controladoria e Contabilidade - UFRGS

Graduada em Ciências Contábeis - UFSM

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

VARGAS, J. M. B.; BIANCHI, M.; VENTURINI, L. D. B. TENDÊNCIAS DOS PRINCIPAIS ASSUNTOS DE AUDITORIA EVIDENCIADOS NOS SETORES DE UTILIDADE PÚBLICA E TELECOMUNICAÇÕES DA B3. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 22, n. 50, p. 63–79, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/121426. Acesso em: 29 mar. 2024.