AVALIAÇÃO DE EMPRESAS PELO MÉTODO DE FLUXO DE CAIXA DESCONTADO E OS DESVIOS CAUSADOS PELA UTILIZAÇÃO DE TAXAS DE DESCONTO INADEQUADAS

Autores

  • Luciana Endler

Palavras-chave:

Avaliação de empresas. Fluxo de caixa descontado. WACC.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar as principais características, limitações e aplicabilidades da metodologia de avaliação de empresas, calculada através do fluxo de caixa descontado. Para tanto, apresentam-se as duas abordagens utilizadas nesse método: o fluxo de caixa do acionista, que demonstra o patrimônio líquido do acionista e é obtido através do desconto dos fluxos de caixa pelo custo do capital próprio; e o fluxo de caixa da empresa, que desconta os fluxos de caixa da empresa como um todo, pela taxa do custo médio ponderado de capital – Weighted Average Cost of Capital (WACC). Finalmente, abordam-se os efeitos causados pela utilização de uma taxa de desconto incorreta na mensuração do valor de uma empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ENDLER, L. AVALIAÇÃO DE EMPRESAS PELO MÉTODO DE FLUXO DE CAIXA DESCONTADO E OS DESVIOS CAUSADOS PELA UTILIZAÇÃO DE TAXAS DE DESCONTO INADEQUADAS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 4, n. 6, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11715. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos