USO DA CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NA ADMINISTRAÇÃO CONDOMINIAL

Autores

  • Saulo Meneses dos Santos Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes
  • Diego Silva Souza Professor na Universidade Tiradentes http://orcid.org/0000-0002-5769-9102

Palavras-chave:

Administração de condomínio, Contabilidade gerencial, Gestão, Síndico, Transparência.

Resumo

  

Com a crescente demanda populacional e oportunidade de diversas aquisições de imóveis residenciais, sejam horizontais ou verticais, nota-se um aumento significativo na área condominial. Observando a esse desenvolvimento populacional, percebe-se a relevância da contabilidade gerencial como uma extraordinária ferramenta e principal instrumento para melhor controle e gestão condominial. Quando aplicada como mecanismo de organização, controle e acompanhamento, essa ferramenta possibilita a confiabilidade e transparência nas informações administrativas, econômicas e financeiras, arrecadadas e despendidas pelo condomínio, de maneira mais clara e fidedigna aos condôminos proprietários. Com essa ferramenta, é possível detectar a saúde financeira do empreendimento, bem como promover uma administração mais eficiente. Nesse contexto, este trabalho buscou evidenciar a importância do uso da contabilidade gerencial na gestão condominial. Para isso, utilizou-se conceitos de contabilidade gerencial, administração condominial, prestação de contas e a sua obrigatoriedade, conforme prevê a Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (BRASIL, 2002) que institui o novo Código Civil. Por fim, verifica-se que, para os profissionais da esfera contábil, é uma área interessante para explorar e atuar, dado o crescimento nos últimos anos - inclusive com a figura do síndico profissional. Dessa forma, ressalta-se a necessidade de profissionais com sólidos conhecimentos contábeis, sobretudo no âmbito gerencial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Meneses dos Santos, Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Possui graduação em Gastronomia pela Universidade Tiradentes (2014). Atualmente cgraduando em Ciências Contábeis - Universidade Tiradentes (SE). Consultor Técnico Operacional no Governo do Estado de Sergipe - Secretaria de Estado da Casa Civil, desde 2009, Atualmente desempenho atividades relacionadas a área de licitações públicas, planejamento orçamentário, execução de convênios com a União. conhecimento em sistemas específicos como SICONV e outros . Ao longo do empo desempenhei atividades no Banco do Estado de Sergipe, como estagiário e posteriormente como Agente de Crédito. Possuo experiência na área financeira (Faturamento, Contas a Pagar e a receber e financeiro) desenvolvidas na MULTIPAG Recebimentos.   

Diego Silva Souza, Professor na Universidade Tiradentes

Doutorando em Ciências da Propriedade Intelectual pelo PPGPI-UFS, Mestre em Ciências Ambientais pelo PROF-CIAMB UFS (2018), Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (2017), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (2009), possuo Especialização latu sensu em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário (2011). Atualmente é Professor da Universidade Tiradentes lotado na Coordenação de Ciências Contábeis, membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Ciências Contábeis (Presencial e EAD). Possui experiência também em gerenciamento financeiro e contábil, com ênfase em gestão de custos, na construção civil como projetista e orçamentista; na educação como professor do ensino profissionalizante de nível médio e superior.    

Downloads

Publicado

2022-09-23

Como Citar

SANTOS, S. M. dos; SOUZA, D. S. USO DA CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NA ADMINISTRAÇÃO CONDOMINIAL. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 22, n. 51, p. 75–87, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/116760. Acesso em: 8 dez. 2022.