A EVOLUÇÃO E O PERFIL DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO ENANPAD ENTRE 1999 E 2008

Autores

  • Márcia Bianchi
  • Carolina Vianna da Silva
  • Rosemary Gelatti
  • João Marcos Leão da Rocha

Palavras-chave:

Governança corporativa. EnANPAD. Perfil. Evolução.

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar o perfil das pesquisas e a evolução do tema governança corporativa nos artigos apresentados no Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD, no período de 1999 a 2008. Para tanto, realizou-se uma análise documental, aplicando a técnica análise de conteúdo, resultando em uma amostra de 114 artigos referentes ao tema, objeto de estudo. Procedeu-se à análise dos artigos com foco nas principais partes constitutivas: (a) autoria dos artigos; (b) perfil dos autores; (c) fundamentação teórica; (d) métodos e tipologias de pesquisa utilizadas; e, (e) referências utilizadas. Os resultados da pesquisa revelam que, quanto à autoria, prevalecem os artigos com dois e três autores e que 70,77% são do sexo masculino. Confirmam-se os nomes de Wesley Mendes da Silva, Alexandre Di Miceli da Silveira e Pablo Rogers, como os autores com maior número de publicações, além de se consolidarem como referência no tema “governança corporativa” por apresentarem continuidade na participação no congresso no período analisado. Quanto à fundamentação teórica apresentada nos artigos, observou-se a concentração das pesquisas sobre o tema na área de finanças, no entanto, a partir de 2003 começam a ser publicados trabalhos relacionados a outras áreas. A classificação do método e da tipologia de pesquisa ainda é restrita. Constatou-se, ainda, uma evolução significativa no número de referências utilizadas no congresso, apresentando um crescimento de 1.205% do ano 2000 para 2008. Assim, conclui-se que o estudo sobre o tema governança corporativa no EnANPAD apresenta crescimento importante, pois ocorreu um aumento de 360% no número de artigos aprovados de 2003 a 2008.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BIANCHI, M.; SILVA, C. V. da; GELATTI, R.; ROCHA, J. M. L. da. A EVOLUÇÃO E O PERFIL DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO ENANPAD ENTRE 1999 E 2008. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 9, n. 15, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11329. Acesso em: 16 abr. 2024.