TOC IN ACCOUNTING: A TOC INTEGRADA À GESTÃO FINANCEIRA DE NEGÓCIOS

Autores

  • Julio Cesar Silva Costa

Palavras-chave:

Contabilidade gerencial. TOC in accounting. Gestão dos negócios.

Resumo

No início do século XX, as técnicas da Contabilidade Gerencial representaram um relevante avanço no campo da gestão de financeira. Com o passar dos anos e mudanças no cenário econômico, ambiente organizacional alterou-se drasticamente. Os modelos financeiros tradicionais, pautados nos princípios do início do século, passaram a fornecer informações distorcidas para o controle e a tomada de decisões. Nesse contexto, a TOC in Acconting (TIA) desponta como uma nova proposta que busca redefinir conceitos contábeis e financeiros tradicionais. Este estudo objetiva avaliar e discutir os preceitos da TIA na gestão financeira das organizações. A princípio, discutem-se as premissas e os métodos da TOC para, em seguida, apresentar-se os parâmetros norteadores da TIA. Ao ensejo da conclusão deste trabalho, colocam-se exemplos a fim de demonstrar a aplicabilidade dos conceitos aqui abordados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Silva Costa

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Como Citar

COSTA, J. C. S. TOC IN ACCOUNTING: A TOC INTEGRADA À GESTÃO FINANCEIRA DE NEGÓCIOS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 7, n. 12, 2009. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11164. Acesso em: 3 dez. 2022.