IMPACTOS TRIBUTÁRIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA SEGREGAÇÃO DO SCM E SVA: UM ESTUDO DE CASO APLICADO A UMA EMPRESA DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES

Autores

  • Vanessa Rodrigues Alves Centro Universitário Unihorizontes
  • Cristiano Moreira Docente do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Unihorizontes https://orcid.org/0000-0002-9350-8262

Palavras-chave:

Planejamento Tributário, Telecomunicações, SCM e SVA.

Resumo

O setor de telecomunicação vem se tornando cada vez mais importante no cenário econômico brasileiro por meio da globalização e dos avanços tecnológicos. Devido a isto e por ser um tema pouco discutido e com um avanço bastante significativo, faz-se necessário compreender a dinâmica que norteia este setor. Neste contexto esta pesquisa buscou demonstrar como a contabilidade é aplicada no setor de telecomunicações brasileiro em relação à separação do SCM e do SVA. Realizou-se uma pesquisa descritiva por meio de estudos bibliográficos e com abordagem qualitativa, através do estudo de caso em uma empresa do ramo das telecomunicações. Por meio do estudo de caso, analisou-se os demonstrativos contábeis do exercício de 2019 para o levantamento da análise de dados. Com base nos resultados obtidos através do estudo foi possível perceber várias vantagens na segregação das receitas provenientes dos serviços de valor adicionado e de comunicação multimídia, estas vantagens podem ser vistas através da significativa redução no montante de tributos a pagar, desembolso apenas do tributo que é de fato devido, oferta de pacotes de SVA’s como estratégia de mercado e o envio de informações fidedignas para os órgãos fiscais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Rodrigues Alves, Centro Universitário Unihorizontes

Estudante do 8º semestre do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Unihorizontes  

Cristiano Moreira, Docente do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Unihorizontes

Doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento (UFMG), Mestre em Economia de empresas (FEAD) e graduado em Ciências Contábeis (PUC/MG). 

Downloads

Publicado

2021-05-13

Como Citar

ALVES, V. R.; MOREIRA, C. IMPACTOS TRIBUTÁRIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA SEGREGAÇÃO DO SCM E SVA: UM ESTUDO DE CASO APLICADO A UMA EMPRESA DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 21, n. 48, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/110653. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos