ANÁLISE DOS CUSTOS PARA A RECICLAGEM DAS FIBRAS DE PAPEL DAS EMBALAGENS TETRA PAK EM PORTO ALEGRE

Autores

  • Rafael Batista Zortea

Palavras-chave:

Embalagens Tetra Pak. Coleta seletiva. Custos. Viabilidade econômica.

Resumo

Atualmente, tanto as empresas como as gestões públicas estão procurando uma forma de convívio sustentável. Dentro deste convívio nas cidades, a gestão dos resíduos sólidos, entre eles as embalagens Tetra Pak, começam a receber uma certa atenção quanto ao seu reaproveitamento e a sua reciclabilidade. Baseado na idéia de processos inovadores e de busca de soluções através da pesquisa, a Empresa Tetra Pak descobriu processos de reciclabilidade para suas as embalagens Longa Vida, oferecendo para as mesmas uma viabilidade tecnológica de reciclagem. Através de instrumentos como a análise do ciclo de vida, é possível verificar os custos incorporados no processo de fabricação e reciclagem das embalagens Tetra Pak, para uma posterior análise econômica. O artigo faz um estudo de alguns itens que influenciam para uma análise sobre a viabilidade econômica de reciclar as embalagens Tetra Pak. No decorrer do trabalho é demonstrado os valores da coleta domiciliar e seletiva em Porto Alegre, seus custos e variáveis que influenciam no baixo valor destas coletas na cidade. Verificam-se também os custos de obtenção e processo da reciclagem das fibras de papel das embalagens Tetra Pak comparando este com o processo normal de reciclagem do papel. A partir daí, chega-se a algumas conclusões e idéias para o destino deste processo de reciclagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Batista Zortea

N Revista Contexto existe desde 2001 e publica, em média, seis artigos por edição. Essas publicações provêm de pesquisadores das mais variadas áreas vinculadas à Contabilidade, pertencentes a importantes universidades brasileiras. Busca premiar o leitor com trabalhos de qualidade e, ao mesmo tempo, disseminar o conhecimento.

Downloads

Como Citar

ZORTEA, R. B. ANÁLISE DOS CUSTOS PARA A RECICLAGEM DAS FIBRAS DE PAPEL DAS EMBALAGENS TETRA PAK EM PORTO ALEGRE. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/10441. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos