O QUE MOTIVA OS ALUNOS E ALUNAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO

Autores

  • Juliane Andressa Pavão Universidade Estadual de Maringá
  • Iasmini Magnes Turci Borges Autônoma
  • Simone Bernardes Voese

Palavras-chave:

Motivação acadêmica, Desempenho, Teoria da autodeterminação.

Resumo

Esse estudo tem como objetivo avaliar a motivação intrínseca, a motivação extrínseca, a desmotivação e o desempenho acadêmico percebido dos estudantes de Ciências Contábeis de uma universidade pública o sob a perspectiva do gênero à luz da Teoria da Autodeterminação. Foi realizado um estudo descritivo, quantitativo, por meio de levantamento e coleta de dados com questionário. Obteve-se uma amostra de 168 respondentes que foram analisados com estatísticas descritivas e teste de diferença de médias de Mann-Whitney. Os resultados revelam que as estudantes do gênero feminino são mais motivadas de forma intrínseca voltada a provar a si mesma sua capacidade. Já os estudantes do gênero masculino têm sua motivação destacada de forma extrínseca direcionada a iniciar seu próprio negócio. Com relação ao desempenho percebido, não foi verificado nenhuma diferença estatisticamente significante. Esse estudo contribui de forma a evidenciar os diferentes tipos de motivação entre alunos e alunas do curso de Ciências Contábeis em uma universidade pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Andressa Pavão, Universidade Estadual de Maringá

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda do PPGCONT pela Universidade Federal do Paraná

Endereço: AV. PREFEITO LOTHÁRIO MEISSNER, 632 - JARDIM BOTÂNICO, CURITIBA - PR, 80210-170;

Telefone: (41) 3360-4344

E-mail: julianepavao@hotmail.com

Iasmini Magnes Turci Borges, Autônoma

Autônoma

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá

Telefone: 44 998074036

E-mail: iasminiborges@gmail.com

Simone Bernardes Voese

Professora da Universidade Federal do Paraná

Endereço: AV. PREFEITO LOTHÁRIO MEISSNER, 632 - JARDIM BOTÂNICO, CURITIBA - PR, 80210-170;

Telefone: (41) 3360-4344

E-mail: simone.voese@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-10-05

Como Citar

PAVÃO, J. A.; BORGES, I. M. T.; VOESE, S. B. O QUE MOTIVA OS ALUNOS E ALUNAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 20, n. 46, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/102943. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos