Projeto Violência contra as mulheres na EJA - Desafios e resistências
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.84161Palavras-chave:
EJA, Violência, Mulheres, Gênero, Sociologia.Resumo
O objetivo deste relato é apresentar uma experiência docente desenvolvida nas aulas de Sociologia na EJA em 2018. O trabalho foi realizado em turma de Ensino Médio de escola federal, que atende estudantes de Porto Alegre - RS e Região Metropolitana. Pensamos como estratégia de seleção de conteúdos recorrer às questões de gênero, com enfoque em violências contra as mulheres, porque conduzia a situações concretas narradas pelos(as) estudantes. Bem como, trata-se de um assunto que perpassa a realidade brasileira, observado em dados alarmantes. O foco era desnaturalizar as concepções de papéis de gênero, tipificar a violência e debater sobre caminhos de resistência em níveis micro e macro. Mesmo sem apresentar rejeição ao abordar a temática, os pensamentos deterministas em relação ao assunto predominaram. E a partir deles, amplia-se a possibilidade de construir novos projetos.
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