Leitura e escrita na escola: possibilidades e atravessamentos de uma experiência na produção de livro

Autores

  • Jacqueline de Fatima dos Santos Morais UERJ
  • Andrea da Paixão Fernandes UERJ
  • Patrícia Braun UERJ
  • Lincoln Tavares Silva UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.17851

Palavras-chave:

Leitura, escrita, educação básica

Resumo

O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ – tem, como importante objetivo, o investimento na formação de um cidadão crítico e criativo. Buscamos, para isso, práticas pedagógicas que desenvolvam a leitura e escrita com sentido e uso social real. Tais ações constituem uma das marcas da concepção pedagógica desta Instituição. O projeto de extensão universitária “O livro e a formação do leitor-escritor” visa tornar público, por meio da publicação de textos escritos de vários gêneros literários e imagéticos, a rica produção dos nossos estudantes. Como conseqüência desse investimento, desde o ano de 2004 o CAp-UERJ participa do Projeto Redação, promovido pelo Jornal Folha Dirigida e pela Fundação Biblioteca Nacional. Esse projeto consiste na construção de uma obra literária a cada ano tendo como autores estudantes de educação básica. Em nosso caso, essa parceria possibilita e potencializa a divulgação das produções textuais dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Nosso artigo traz a experiência vivida nestes anos de desenvolvimento de projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline de Fatima dos Santos Morais, UERJ

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Faculdade de Formação de Professores e no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp/UERJ. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação em diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas". É pesquisadora do "Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação História e Memória das Escolas de São Gonçalo". Pesquisa e publica principalmente sobre os seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, aprendizagem da leitura e escrita, alfabetização, cotidiano escolar processos de ensino e aprendizagem.

Andrea da Paixão Fernandes, UERJ

Professora do CAp-UERJ. Doutoranda em educação pela UNICAMP.

Patrícia Braun, UERJ

Professora do CAp-UERJ. Doutoranda em educação pela UERJ.

Lincoln Tavares Silva, UERJ

Professor do Cap-UERJ, Doutorando na USP.

Downloads

Publicado

08-06-2011

Como Citar

MORAIS, J. de F. dos S.; FERNANDES, A. da P.; BRAUN, P.; SILVA, L. T. Leitura e escrita na escola: possibilidades e atravessamentos de uma experiência na produção de livro. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/2595-4377.17851. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/17851. Acesso em: 28 mar. 2024.