O processo de construção da coerência em textos narrativos na escola
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.13623Palavras-chave:
Educação Básica, Texto, Narrativas escritas, Coerência, DescentraçãoResumo
Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir o conceito de texto e os tipos de narrativas escolares infantis à luz das obras de Piaget referentes ao terceiro período (fim dos anos 30 ao fim dos anos 50), bem como apresentar alguns dados iniciais referentes ao estudo de doutorado da professora pesquisadora, realizado com sujeitos pré-adolescentes que freqüentavam, no ano de 2008, o 5º ano de escolaridade, em escola pública da Rede Municipal de Ensino, em Porto Alegre. A análise dos dados de duas meninas conduz aos seguintes pressupostos: para que ocorram avanços cognitivos no sujeito, a leitura e a interpretação exercem um papel fundamental na melhoria da capacidade de descentração e, consequentemente, na diferenciação entre o que o autor pensa, o que ele escreve e como utiliza os recursos da escrita para se fazer compreender.Palavras-chave: Texto; Narrativas escritas; Coerência; Descentração.
Abstract: This article aims to discuss the concept of text and the types of school children’s narratives according to Piaget's works of the third period (late 30s to late 50s), and present some initial data from the doctoral studies of the teacher researcher, conducted with pre-adolescent subjects who, in 2008, attended the 5th grade in a public municipal school in Porto Alegre. Data analysis of two girls leads to the following assumptions: for advancing in the subject’s cognitive abilities, reading and interpretation play a significant role in improving the capacity of decentration and hence the differentiation between what the author thinks, what he writes and how he uses the resources of writin in order to make himself understood.
Keywords: Text; Written narratives; Coherence; Decentration..
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