Pensando conteúdos e metodologias em sala de aula: a experiência da Sociologia no Colégio de Aplicação da UFRGS

Autores

  • Lisandro Lucas de Lima Moura Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Colégio de Aplicãção
  • Rodrigo Belinaso Guimarães Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Colégio de Aplicação

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.9683

Palavras-chave:

Sociologia no Ensino Médio, Metodologia de ensino em Sociologia, Currículo de Sociologia no Ensino Médio

Resumo

A recente obrigatoriedade da disciplina de Sociologia no Ensino Médio faz com que professores(as)/ pesquisadores(as) da área das Ciências Sociais concentrem seus esforços na busca de metodologias e conteúdos programáticos para melhor qualificação das práticas pedagógicas em sala de aula. Com o intuito de contribuir para o fortalecimento da disciplina na escola, o presente trabalho apresenta nossas experiências metodológicas e temáticas da disciplina de Sociologia realizadas no Colégio de Aplicação (CAp-UFRGS). As temáticas foram selecionadas seguindo alguns princípios básicos: a relação com o ENEM, com as OCN’s, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e com a Declaração sobre a Diversidade Cultural da ONU. A partir da apresentação de uma proposta programática que articula temas, conceitos e teorias da área das Ciências Sociais, o trabalho reflete também sobre a importância do diálogo entre a Sociologia e outros campos disciplinares (interdisciplinaridade).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandro Lucas de Lima Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Colégio de Aplicãção

Licenciado em Ciências Sociais pela UFRGS. Professor de Sociologia do Colégio de Aplicação (CAp-UFRGS)

Rodrigo Belinaso Guimarães, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Colégio de Aplicação

Licenciado em Ciências Sociais pela UFRGS. Doutorando em Educação pela UFRGS e  Professor de Sociologia do Colégio de Aplicação (CAp-UFRGS)

Downloads

Publicado

27-05-2009

Como Citar

MOURA, L. L. de L.; GUIMARÃES, R. B. Pensando conteúdos e metodologias em sala de aula: a experiência da Sociologia no Colégio de Aplicação da UFRGS. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 22, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/2595-4377.9683. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/9683. Acesso em: 28 mar. 2024.