Inclusão e implementação da educação das relações étnico- raciais no ensino médio – EJA
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.27226Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Projeto Político Pedagógico, Relações étnico-raciaisResumo
Inclusão e implementação da educação das relações étnico- raciais no ensino médio – EJA
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa realizada nas escolas do ensino médio modalidade Educação de Jovens e Adultos de Passo Fundo-RS, com o objetivo de incluir a educação das relações étnico-raciais no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas. Para isso, procedeu-se à análise dos PPP das escolas, dos questionários aplicados aos professores das instituições participantes, da legislação atual, além de viabilizar uma capacitação da equipe escolar nos encontros de formação. Nesses encontros de capacitação, discutiu-se sobre a importância da inclusão e implementação da Lei Federal nº 10.639/2003 que versa sobre a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana na educação básica. Os resultados permitem concluir que as discussões e o estudo sobre EJA, PPP e relações étnico-raciais possibilitaram o planejamento de ações visando à reelaboração dos PPP de modo a considerar a diversidade existente em cada escola.
Palavras-Chave: Educação de Jovens e Adultos; Projeto Político Pedagógico; Relações étnico-raciais.
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