A reflexão colaborativa como propulsora da formação continuada de professores de língua inglesa mediante o uso das ferramentas virtuais
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.27047Palavras-chave:
Reflexão colaborativa, Novas tecnologias, Formação de professoresResumo
Este trabalho analisa uma pesquisa colaborativa desenvolvida por cinco professoras de língua inglesa da rede pública de Goiânia, Goiás, através das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O propósito maior foi averiguar de que forma a pesquisa colaborativa pode contribuir para uma prática docente menos individual no ensino mediado por computador e como a reflexão e a ação podem ser alternativas na formação das professoras. Os resultados apontam que a colaboração foi um fator decisivo na formação reflexiva e prática das professoras, pois compartilhando os avanços, angústias, entraves do trabalho entre si, os professores se sentem mais seguros e confiantes para prosseguir. Os resultados também mostram que a ação e a reflexão sobre a prática foram fundamentais para a construção de uma docência menos individual.Downloads
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