Olhar para a cidade: o ensino de história nas séries inicias através de sequências didáticas
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.17531Palavras-chave:
sequências didáticas, atuação docente, construção de conceitos.Resumo
No âmbito escolar, na etapa das séries inicias, quando nos deparamos com o ensino de história, ainda percebemos muitas incertezas por parte dos educadores. Neste artigo, nos propomos a discutir o ensino dessa área do conhecimento, problematizando conceitos fundamentais para este trabalho, a partir de uma breve revisão bibliográfica sobre o tema, utilizando teóricos que embasam a concepção do ensino de história na Escola Projeto. O pano de fundo da discussão proposta é um olhar para a cidade de Porto Alegre, relatando alguns exemplos de nossa prática em sala de aula, através de sequências didáticas, pensadas a partir de muitas leituras e reflexões, contemplando formas de intervenção por parte dos professores, com vistas à aproximação dos alunos a alguns conceitos históricos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.