Promoção da saúde mental de professores no contexto da pandemia do novo Coronavírus
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.110618Palavras-chave:
Educação, Docência no Ensino Básico, Ensino remoto, PandemiaResumo
A área da educação tem sofrido modificações significativas em virtude da atual problemática de saúde pública, conhecida como a pandemia do novo Coronavírus. Grande parte dos professores precisaram se adaptar ao ensino remoto emergencial como uma estratégia para o cumprimento de seus planos curriculares, o que já mostrou ter ocasionado aumentos nos níveis de ansiedade, estresse e depressão dessa categoria profissional. Nesse sentido, o presente estudo objetivou descrever a experiência de uma psicóloga junto a um grupo de docentes do ensino básico. Na oportunidade, buscou-se debater coletivamente aspectos relacionados à saúde mental desses profissionais no contexto da pandemia e da consequente adaptação à nova modalidade de ensino remoto. Especificamente, promoveu-se dois encontros online, dos quais participaram profissionais de duas escolas do estado do Piauí. Como resultados, estima-se que os encontros proporcionaram um momento de escuta aos educadores, assim como de construção de estratégias de promoção de seu bem-estar. Confia-se que este relato de experiência possa servir de subsídio para a criação de futuras propostas interventivas voltadas para docentes, além de que tenha viabilizado um espaço de fala, de ressignificação dos desafios e de construção de estratégias para lidar com os mesmos.
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