Um estudo sobre a construção da identidade docente
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.110182Palavras-chave:
Identidade, Formação docente.Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir alguns dos fatores que auxiliam na construção da identidade docente. Tais fatores se encontram nos trilhos sócio-históricos, profissionais e cognitivos da sociedade, formando e reformando a práxis educativa num processo de constante transformação e evolução. Para mais, o artigo busca compreender como os diferentes fatores interferem nas identidades dos profissionais que se encontram nas salas de aulas, de tal modo que suas práticas sejam alteradas ao decorrer de suas vidas profissionais. Como embasamento teórico, foram utilizados os estudos de Freire (2011), Ciampa (1984), Dubar (1997), Hall (2005), Bauman (2005), entre outros, que dizem respeito à construção da identidade. Logo, conclui-se que a cultura, a moral e a ética, estabelecidas em uma sociedade, na qual o sujeito está inserido, inferem nas identidades dos indivíduos. De igual modo, a globalização em comunhão com a economia, também contribuem para esse formar e reformar da identidade docente.
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