E quando o ‘lugar’ é a metrópole? Pesquisa e ensino de Geografia no contexto metropolitano de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.93473Resumo
A necessidade de relacionar os estudos de Geografia da
Educação Básica com o cotidiano dos alunos é tema discutido
por vários autores já há algumas décadas. Ao problematizar sobre
os estudos geográficos na França dos anos 1970 do século XX,
Lacoste (1988) argumenta em A Geografia – Isso serve, em primeiro
lugar, para fazer a guerra sobre a importância de atividades pedagógicas
nas aulas de Geografia que possibilitem aprender a ler o
espaço vivido (a carta) como contraposição à postura ideológica
de negar esse conhecimento aos cidadãos em prol dos interesses
das classes dominantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.