E quando o ‘lugar’ é a metrópole? Pesquisa e ensino de Geografia no contexto metropolitano de Porto Alegre

Autores

  • Ana Clara Fernandes Professora de Geografia do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – CAp/UFRGS. Doutoranda em Geografia pela UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.93473

Resumo

A necessidade de relacionar os estudos de Geografia da
Educação Básica com o cotidiano dos alunos é tema discutido
por vários autores já há algumas décadas. Ao problematizar sobre
os estudos geográficos na França dos anos 1970 do século XX,
Lacoste (1988) argumenta em A Geografia – Isso serve, em primeiro
lugar, para fazer a guerra sobre a importância de atividades pedagógicas
nas aulas de Geografia que possibilitem aprender a ler o
espaço vivido (a carta) como contraposição à postura ideológica
de negar esse conhecimento aos cidadãos em prol dos interesses
das classes dominantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-05-2012

Como Citar

FERNANDES, A. C. E quando o ‘lugar’ é a metrópole? Pesquisa e ensino de Geografia no contexto metropolitano de Porto Alegre. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 351–359, 2012. DOI: 10.22456/2595-4377.93473. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/93473. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Projetos de Pesquisa