Respeito em todo o tempo: um projeto transdisciplinar desenvolvido com estudantes dos quartos anos de uma escola de tempo integral
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.83707Palavras-chave:
Respeito, Ética, Formação HumanaResumo
Este trabalho versa sobre a trajetória de um projeto transdisciplinar intitulado “Respeito em todo o tempo” desenvolvido nas turmas iniciais do Segundo Ciclo de Formação Humana de uma escola de tempo integral. Busca-se aqui relatar e descrever algumas das atividades do projeto e apresentar reflexões sobre as possíveis implicações desse tipo de trabalho para a vida dos estudantes envolvidos. O objetivo do projeto foi convidar as crianças a refletirem sobre o respeito como essencial para fortalecer o convívio e a cooperação no espaço escolar, na tentativa de que eles possam se responsabilizar pelos seus atos, entendendo que, embora indivíduos, são parte importante da sociedade.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humano. Rio de Janeiro; Jorge Zahar, 2004
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade liquída. Rio de Janeiro. Jorge Zahar. Tradução: Plínio Dentzien, 2001
BAUMAN, Zygmund, Vida líquida. Rio de Janeiro. Jorge Zahar. Tradução: Carlos Alberto Medeiros, 2007
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional - formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.
LEONTIEV, Alexis N. O Desenvolvimento do psiquismo. 2 ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LEONTIEV, Alexis N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKY, Lev Semenovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2006. p. 59-83.
PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas transversais. Ministério da Educação; 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.