Rememorando aspectos de vivências matemáticas
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.6790Resumo
RESUMO: Nesse artigo apresenta-se recortes de vivências como aluno, professor e pesquisador em Educação Matemática. Valemo-nos de aspectos da matemática experienciada na vida cotidiana de uma família de agricultores, no processo de escolarização em EJA e no Ensino Regular. Tais experiências indicam que as pessoas com pouca escolarização buscam referentes em situações do contexto social para solucionar problemas que envolvem conceitos matemáticos (mundo do trabalho, comercialização de produtos, transações financeiras) e apóiam seus raciocínios em situações matemáticas que lhes são conhecidas (taxas percentuais múltiplas de 5% ou 10%, metade, decomposição das quantidades, estimativa e cálculo mental). Os resultados permitem dizer que se faz mister que o processo de escolarização valorize e respeite os conhecimentos produzidos nos contextos culturais e os leve em consideração quando do processo de ensino e aprendizagem. Palavras chave: Problemas matemáticos, conhecimentos matemáticos, processo de solução de problemas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.