Estórias Gerais e Primeiras Estórias: o sertão em imagens, o sertão em palavras. Uma proposta de leitura para a Educação Básica.

Autores

  • Caroline Valada Becker PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.24337

Palavras-chave:

contos, graphic novel, projeto de leitura, Guimarães Rosa

Resumo

Trabalhar as obras de Guimarães Rosa, no Ensino Médio, sem dúvida, é um desafio, pois a linguagem roseana e seu universo temático podem distanciar leitores ainda em formação. Tendo em vista essas especificidades estéticas, proponho um trabalho intertextual para apresentar Guimarães ao alunos. Trata-se da leitura de duas obras: a graphic novel “Estórias Gerais”, de Wellington Srbek (roteiro) e Flavio Colin (ilustrações), cujo conteúdo é autoral e revisita, assim como Rosa, o sertão e sua cultura; e o livro de contos “Primeiras Estórias”, de Guimarães Rosa. Pretende-se, por meio do conceito de Letramento Literário, aproximar os alunos do ato de ler, partindo de um gênero híbrido – uma graphic novel –, para, em seguida, chegar na obra canônica de Guimarães.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Valada Becker, PUCRS

Caroline Valada Becker é licenciada em Letras pela UFRGS e mestranda em Teoria da Literatura pela PUCRS, bolsista CNPQ.

Downloads

Publicado

09-08-2012

Como Citar

BECKER, C. V. Estórias Gerais e Primeiras Estórias: o sertão em imagens, o sertão em palavras. Uma proposta de leitura para a Educação Básica. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 215–235, 2012. DOI: 10.22456/2595-4377.24337. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/24337. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa em Educação Básica