A charge como fonte histórica e ferramenta didática no ensino de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.104522

Resumo

Essa pesquisa objetiva desenvolver entre os alunos da educação básica os procedimentos característicos da investigação de documentos imagéticos por meio da realização de atividades voltadas para a constituição de uma análise histórica da charge, como a produção de fichas técnicas de análise e de inventários temáticos. Pretende, assim, contribuir para a compreensão de que a investigação histórica se realiza em meio à multiplicidade de procedimentos metodológicos e fontes históricas existentes e/ou disponíveis, além de fomentar o processo de construção do conceito de tempo histórico por meio da prática de identificação das diferentes temporalidades existentes em um dado contexto. Os resultados até aqui obtidos originaram um banco de dados com o material produzido pelos estudantes, cuja análise será objeto de outra publicação, além da produção de material didático sobre os conteúdos selecionados para o desenvolvimento da pesquisa até o momento.

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Biografia do Autor

Marcelo Romero, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Professor do Departamento de Ciências Humanas do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

ROMERO, M. A charge como fonte histórica e ferramenta didática no ensino de História. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.104522. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/104522. Acesso em: 28 mar. 2024.