A arte como ferramenta no ensino de Ciências da Natureza nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.104521

Resumo

O presente artigo visa apresentar as conclusões que foram obtidas com o trabalho realizado na oficina “Fazendo Arte e Aprendendo Ciências” no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participaram da oficina dez alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, lecionada por uma professora da instituição e duas alunas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza. Os instrumentos de pesquisa utilizados para a realização do trabalho foram: desenhos feitos pelos estudantes, fotos e os vídeos das práticas. As aulas foram planejadas a partir de temas de interesse dos alunos, partindo de atividades lúdicas envolvendo arte foi possível apresentar os conceitos científicos de forma mais leve, possibilitando ao aluno criar hipóteses e teorias do que estava acontecendo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luísa Brum Prestes, UFRGS/Graduanda

Granduanda do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

PRESTES, L. B.; DE OLIVEIRA, D. M.; DA ROCHA, A. A. H.; SANTOS, V. J. da R. M. A arte como ferramenta no ensino de Ciências da Natureza nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.104521. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/104521. Acesso em: 28 mar. 2024.