Cidade, escola e diversidade: registros dos estudantes do Projeto Amora do CAp - UFRGS

Autores

  • Victor Hugo Nedel Oliveira Professor de Geografia. Departamento de Humanidades. Colégio de Aplicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.82911

Palavras-chave:

escola, cidade, diversidade, educação.

Resumo

Cidade, escola e diversidade são três palavras que trazem consigo significados densos, mas que são vivenciados no cotidiano muitas vezes com uma densidade imperceptível. Este trabalho apresenta alguns registros dos estudantes do Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS sobre suas percepções acerca da relação entre a cidade, a escola e as relações de diversidade encontradas nestes espaços. São apresentados registros escritos e desenhos dos estudantes de 7º ano do ensino fundamental, a partir de atividade disparadora para trabalhar as questões urbanas no Brasil contemporâneo, em uma aula de Geografia. Como resultados, se oferecem produções profundas e delicadas ao mesmo tempo, evidenciando a pluralidade com que os estudantes percebem sua cidade, o contexto escolar e como a diversidade permeia suas percepções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, Professor de Geografia. Departamento de Humanidades. Colégio de Aplicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor de Geografia. Departamento de Humanidades. Colégio de Aplicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

MARGULIS, Mário. Sociología de la cultura: conceptos y problemas. Buenos Aires: Biblos, 2009.

Downloads

Publicado

17-04-2018

Como Citar

NEDEL OLIVEIRA, V. H. Cidade, escola e diversidade: registros dos estudantes do Projeto Amora do CAp - UFRGS. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 31, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/2595-4377.82911. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/82911. Acesso em: 16 abr. 2024.