(De) marcando a cidade: vivências urbanas de jovens-estudantes do Colégio de Aplicação da UFRGS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.82695Palavras-chave:
juventudes, cidade, educação.Resumo
Entender as juventudes contemporâneas e suas relações com a cidade faz-se oportuno em uma sociedade que, cada vez mais, subestima as capacidades destes sujeitos. Este estudo objetiva-se em analisar as percepções e experiências urbanas vivenciadas jovens escolarizados do Colégio de Aplicação da UFRGS. Como aporte teórico, recorre-se aos autores referências no campo das Juventudes, e no campo das questões urbanas. Para tanto, realiza-se a metodologia quantitativo-qualitativa, através do uso de quatro movimentos metodológicos: o primeiro, sendo um questionário auto-aplicável pelos sujeitos da pesquisa.. O segundo movimento metodológico é a escrita de uma carta ao turista. O terceiro movimento metodológico são observações em campo, a partir de formulário próprio. O quarto movimento, no sentido de amarrar os três anteriores e verificar pontos pendentes constitui-se da realização de grupo focal, com metodologia de trabalho própria.
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