O trabalho colaborativo entre o atendimento educacional especializado e o ensino regular

um relato de experiência com estudantes público-alvo da educação especial e a atividade de modelagem em cerâmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.116530

Palavras-chave:

Trabalho colaborativo, Cerâmica, Atendimento educacional especial, Ensino regular

Resumo

O presente relato analisa o trabalho colaborativo entre os docentes de estudantes público-alvo da educação especial (EPAEE), tanto do AEE (atendimento educacional especializado), quanto da sala de aula regular. Assim como, reflete sobre o potencial pedagógico da atividade de modelagem em cerâmica no processo educativo dos EPAEE. Para tanto, relata-se e analisa-se uma experiência vivida por professoras e estudantes de uma escola da rede pública de ensino do Estado do Pará, envolvendo as etapas do processo de conhecimento e produção artesanal cerâmica dos quais estudantes e professoras foram protagonistas. O relato resgatou escritos e registros fotográficos da experiência em questão e na sequência procedeu-se com as respectivas análises. O estudo tem como base teórica autores do âmbito da educação, psicologia e antropologia. E os resultados demonstram que o trabalho colaborativo e as vivências desenvolvidas dentro e fora da escola contribuíram para a inclusão dos estudantes, qualificando o processo educativo por meio das experiências sensoriais e da diversidade sociocultural que o fazer cerâmico propicia. 

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Publicado

03-10-2021

Como Citar

DE ARAÚJO BARCA, A. P.; ROLIM DE SOUZA LIMA, M. O trabalho colaborativo entre o atendimento educacional especializado e o ensino regular: um relato de experiência com estudantes público-alvo da educação especial e a atividade de modelagem em cerâmica. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.116530. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/116530. Acesso em: 19 abr. 2024.