Leitura literária em voz alta, em grupo on-line, em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.113955

Palavras-chave:

Projeto de extensão. Leitura em voz alta. Formação do leitor.

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência de leitura em voz alta, em grupo, em tempos de pandemia. A proposta de leitura, direcionada à formação do leitor literário em idade escolar, foi realizada no segundo semestre de 2020, como uma das ações do projeto de extensão, oriundo do Colégio de Aplicação (UFRGS), intitulado Mediação de Leitura e Escrita (MESCLE). A obra selecionada para leitura em grupo foi Senhor das Moscas, de William Golding ([1954] 2014). O grupo se reunia uma vez por semana em plataforma on-line, totalizando 15 encontros entre setembro e dezembro do referido ano. Objetivou-se com essa proposta de mediação de leitura, via ação de extensão, proporcionar a leitura de um texto literário em grupo com vistas ao compartilhamento de impressões de leitura, dando vez e voz aos jovens leitores em formação. Os pressupostos teóricos de Bajour (2012), de Cosson (2020), de Petit (2009-2013) e de Rouxel (2013) serviram de base para alicerçar as atividades de mediação de leitura planejadas para a ação de extensão, apontando para escolhas metodológicas, que, se bem observadas, recuperam aspectos presentes na natureza da recepção do texto literário, o que, por si só, já é uma sugestão de abordagem dessa modalidade de texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Favero Netto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação (CAp-UFRGS)

Daniela Favero Netto é docente no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS), em Porto Alegre - RS, é licenciada em Letras pela UFRGS (2004), obteve seu título de mestre em Teoria e Análise Linguística pela UFRGS (2006) e de doutora em Linguística Aplicada pela mesma instituição (2017). Sua experiência profissional perpassa o Ensino Superior e a Educação Básica. Atualmente é coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (CAp-UFRGS), docente de Literatura e Língua Portuguesa no CAp-UFRGS e coordenadora de projeto de pesquisa voltado a ensino de escrita e formação de professores.

Adauto Locatelli Taufer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação (CAp-UFRGS)

Adauto Locatelli Taufer é Licenciado em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em 2004. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2007, na Linha de Pesquisa Estudos de Literaturas Brasileira, Luso-Africanas e Portuguesa. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, em 2011, na mesma Linha de Pesquisa do Mestrado. Em estágio Pós-Doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 2019, na Linha de Pesquisa em Teoria da Literatura e Escrita Criativa. Professor de Língua Portuguesa e de Literatura do Colégio de Aplicação (UFRGS) desde 2011. Pesquisa, principalmente, sobre os seguintes temas: formação do leitor, formação de professores (eventos de formação), práticas de escrita criativa e produção de curtas-metragens.

Luiza Amaral Rockenbach, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Letras - Licenciatura com ênfase em Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Iniciação Científica (FAPERGS/UFRGS) do projeto de pesquisa INVESTIGAÇÃO SOBRE PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Pesquisa práticas de leitura na educação básica, leitura literária em voz alta e mediação de leitura na educação básica.

Ewaldo Campos Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando em Letras, licenciatura – português/espanhol – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integra o projeto de pesquisa Investigação Sobre Práticas de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica. No projeto, pesquisa sobre recepção de leitura literária na educação básica e leitura literária em voz alta.

Downloads

Publicado

23-09-2021

Como Citar

FAVERO NETTO, D.; LOCATELLI TAUFER, A.; AMARAL ROCKENBACH, L.; CAMPOS MARTINS, E. Leitura literária em voz alta, em grupo on-line, em tempos de pandemia. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.113955. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/113955. Acesso em: 28 mar. 2024.