Da construção a utilização de um vídeo didático de Física Térmica
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.5213Palavras-chave:
vídeo didático, física térmica, tecnologia educacional, estratégia de ensino-aprendizagemResumo
A contribuição do laboratório tradicional para melhoria da aprendizagem de Física vem sendo discutida ao longo das últimas décadas. A necessidade de apresentar conceitos físicos através da fenomenologia é indiscutível, em especial na área de Física Térmica. A realidade da escola atual, com número de aulas semanais reduzido, infra-estrutura precária e professores com más condições de trabalho, remete à busca por estratégias alternativas que possam suprir essa necessidade, já que a experimentação ao vivo é pouco utilizada na sala de aula. A utilização de vídeos didáticos com características próprias pode contribuir de forma eficiente para o aprendizado dos alunos e para a prática docente, devido à vantagem de otimização de tempo e espaço. Neste relato se discute o potencial do vídeo como ferramenta didática, a construção de um vídeo que trabalha conceitos da Física Térmica, além de recomendações e propostas de utilização do vídeo em sala de aula.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.