A percepção dos sentidos e significados no processo de aprendizagem de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.104528

Resumo

O presente trabalho visa relatar a análise prévia obtida através da observação da percepção e significados atribuídos pelos alunos durante a realização de atividades experimentais desenvolvidas na Oficina de Ciências “Fazendo Arte e Aprendendo Ciências”. A oficina foi realizada no laboratório de Ciências do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com alunos e alunas dos anos iniciais do Ensino Fundamental (2º ao 5º ano). A Oficina teve a orientação da professora regente e a participação de duas alunas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo da oficina foi ensinar Ciências da Natureza de forma lúdica com o auxílio da arte buscando motivar o interesse por essa área do conhecimento, e aos poucos, conduzir as crianças, à utilização da linguagem científica. O trabalho realizado com as crianças seguiu as normas de segurança de trabalho em laboratório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

MUNIZ DE OLIVEIRA, D.; DA ROCHA, A. A. H.; PRESTES, L. B.; SANTOS, V. J. da R. M. A percepção dos sentidos e significados no processo de aprendizagem de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.104528. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/104528. Acesso em: 28 mar. 2024.