O FrontPage® como recurso digital de apoio ao aprendizado interdisciplinar de Biologia e História no Ensino Médio

Autores

  • Eliane de Oliveira Borges Federal University of Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.97807

Resumo

É apresentado o processo de criação, aplicação e resultados de estratégia de ensino na qual os alunos de duas turmas do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Júlio de Castilhos construíram web sites sobre personalidades dos séculos XIX e XX através do FrontPage®. A atividade foi realizada como apoio no aprendizado de Biologia e História, utilizando como elementos de investigação, personalidades que se destacaram nas duas áreas. A partir de um roteiro esquemático de construção de website e da vivência de trocas de experiências (ponto chave da teoria sócio-histórica de Vygotsky), os alunos conceberam páginas sobre essas personalidades, visando a divulgação de seus feitos. Após o período destinado à realização da tarefa foram alcançados resultados bastante animadores tanto no envolvimento dos alunos, material produzido e respostas obtidas a partir de um questionário avaliativo da atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane de Oliveira Borges, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências Biológicas/Entomologia (2018) e Mestre em Ciências Biológicas/Entomologia (2012), pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, possui o título de Especialista em Informática na Educação pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias Educacionais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - CINTED/UFRGS (2008), o título de Especialista em Histologia pelo Conselho Federal de Biologia - CRB03 (1998), e graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1986). Atualmente é integrante do quadro técnico-administrativo da UFRGS (Departamento de Fisiologia), atuando principalmente nos seguintes temas: informática na educação, morfologia e ecologia química.

Downloads

Publicado

2021-09-25

Como Citar

BORGES, E. de O. O FrontPage® como recurso digital de apoio ao aprendizado interdisciplinar de Biologia e História no Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.97807. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/97807. Acesso em: 30 nov. 2022.