Educar para a compreensão das ciências da natureza: discutindo caminhos teórico-metodológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.92355

Resumo

Este texto objetiva apresentar reflexões sobre o que significa educar para a compreensão das Ciências da Natureza desde os anos iniciais, a partir da (re)estruturação de um currículo que entenda a metodologia da alfabetização científica como forma de possibilitar acesso ao conhecimento científico, podendo ser compreendido em seus limites e potencialidades. Para tanto, defendemos que o acesso a textos informativos e argumentativos, advindos de diferentes fontes, assim como os do campo de atuação artístico-literário, contribui para uma formação leitora que possibilite observar criticamente o mundo. Nessa proposta curricular, o conteúdo passa a ser entendido como meio para a formação de um pensamento sobre essa área do conhecimento. Essa proposta retoma documentos oficiais que orientaram a organização dos currículos desde a década de 1990, tomando como ponto de partida os desafios atuais para a formação de um leitor que adote uma atitude científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Veiga Júlio Ferreira, Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Professora do Departamento de Ciências Humanas do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Downloads

Publicado

2019-12-31