Letramento Científico e Ensino de Ciências: práticas pedagógicas pautadas na consideração dos conhecimentos prévios e na aprendizagem significativa para promover a formação cidadã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.92274

Resumo

O presente artigo apresenta algumas reflexões acerca da produção de conhecimento científico pautadas nos estudos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009). Para tanto, buscamos compreender as distintas dimensões das relações estabelecidas entre os sujeitos e o conhecimento científico, na dinâmica da sala de aula, especificamente no que se refere à importância dos conhecimentos prévios na apropriação dos conhecimentos científicos. Da mesma forma, propomos uma reflexão acerca dos aspectos do planejamento de aulas de Ciências para compreender como elas podem, quando desenvolvidas, promover o Letramento Científico, nos anos iniciais do ensino fundamental, com base em práticas pedagógicas alicerçadas na aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Elisa Piedade Sodero Martins, Universidade Federal do Acre

Possui especialização em Planejamento e Gestão Escolar na Educação Básica (2011) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Atualmente é aluna do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Acre. Atua como Coordenadora Pedagógica na Escola Estadual Rural Santa Maria II, onde trabalha prioritariamente com processo de ensino aprendizagem e formação de professores.Tem experiência de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Políticas de Financiamento, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: financiamento da educação, público-privado, educação profissional. Atualmente, tem realizado pesquisas na área de Ensino de Ciências com foco no Letramento Científico.

Downloads

Publicado

2019-12-31