Emília no País da Gramática: uma proposta de reflexão e de ensino de gramática para alunos do sexto ano escolar

Autores

  • Hermínia Martins Lima Silveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Letícia Guedes Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.85229

Palavras-chave:

ensino de língua portuguesa, gramática, língua em uso

Resumo

Este texto apresenta o relato de uma experiência de ensino de língua portuguesa vivenciada com alunos do sexto ano escolar de uma escola de tempo integral da rede federal de ensino. Objetivando trabalhar a gramática sob uma perspectiva funcionalista do ensino, realizamos uma atividade tendo por base o livro Emília no País da Gramática, de Monteiro Lobato. Por meio dela, buscamos trabalhar e ampliar, junto aos alunos, as noções de gramática, ensino e aula de português.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermínia Martins Lima Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017), mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010), especialização em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), especialização em Leitura e Produção de Textos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2002). Professora do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve pesquisas em educação em interface com a psicanálise, com ênfase no discurso docente. Atuação no processo de formação de professores: orientação dos participantes em programas de Residência Docente, de Imersão Docente e de estágio curricular obrigatório.

Letícia Guedes Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna do décimo período de  curso de Letras da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG). Atualmente faz parte do projeto de iniciação científica da UFMG. Experiência na área de Linguística, com enfâse em Semântica.

Downloads

Publicado

17-04-2018

Como Citar

SILVEIRA, H. M. L.; GUIMARÃES, L. G. Emília no País da Gramática: uma proposta de reflexão e de ensino de gramática para alunos do sexto ano escolar. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, 2018. DOI: 10.22456/2595-4377.85229. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/85229. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência