Educação continuada na docência: reflexões a partir de Bourdieu e Gur-ze’ev

Autores

  • Denise Dalpiaz Antunes UFPel
  • Alexandre Anselmo Guilherme PUCRS
  • Lucas Rech Silva PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.68834

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Continuada, PNEM, Pierre Bourdieu, Ilan Gur-Ze’ev.

Resumo

O texto traz importante contribuição do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio-PNEM, no sentido de aquisição de 'capital cultural' e transformação do'habitus' segundo a perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu argumentando-se a formação do 'professor improvisador', defendido por Ilan Gur-Ze’ev. Ainda, destaca-se a importância deste tipo de ação, especialmente na valorização e melhoria da escola pública, na pessoa dos educadores, além da atualização da práxis. As considerações sobre a importância do capital cultural de Bourdieu (2004, 2013) e do professor improvisador de Gur-Ze’ev (2005, 2008, 2010, 2011) são interessantes para um bom entendimento da importância deste tipo de programa.  Aponta-se que, sem o apoio de tais ações, a capacidade de indivíduos expandirem seu 'capital cultural' é reduzida, comprometendo o potencial para o surgimento e/ou revelar do 'professor improvisador', crítico e encorajador da crítica.

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Biografia do Autor

Denise Dalpiaz Antunes, UFPel

Doutora e Mestre em Educação, Especialista em Educação Infantil, Licenciada em Educação Física. Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas, RS, Departamento de Ensino.

 

Alexandre Anselmo Guilherme, PUCRS

Professor Doutor  Professor Pesquisador PPGEduEditor Associado Revista Educação -PUCRSCoordenador do Grupo de Pesquisas em Educação e Violência - GruPEV

Lucas Rech Silva, PUCRS

Mestrado em Educação, Bolsita CNPq, Licenciado em Ciências Socias

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Publicado

27-09-2017

Como Citar

ANTUNES, D. D.; GUILHERME, A. A.; SILVA, L. R. Educação continuada na docência: reflexões a partir de Bourdieu e Gur-ze’ev. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 30, n. 1-2, 2017. DOI: 10.22456/2595-4377.68834. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/68834. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial