A reestruturação no ensino médio: uma proposta a ser contemplada

Autores

  • Isis Saraiva Pinto SECRS
  • Jose Claudio Del Pino Instituto de Química - UFRGS PPG Mestrado Ensino - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.50622

Palavras-chave:

reestruturação, politecnia, ensino.

Resumo

A pesquisa a ser apresentada na proposta deste trabalho tem por objetivo analisar como a comunidade escolar – Direção, Coordenação e Professores– está sendo preparada para a reforma educacional no Ensino Médio com seu propósito no Ensino Médio Politécnico (EMP), em construção desde o ano de 2011, no Estado do Rio Grande do Sul, cujo propósito está a preparação, de forma indireta, para o ENEM, como alguma das suas proposições ao término do curso. Seu desenvolvimento está sendo executado em algumas Instituições de Ensino pertencentes a 18ª Coordenadoria Regional do Estado (CRE), as quais foram escolhidas por suas localizações geográficas no município de Rio Grande e São José do Norte, devido ao número de professores de Química que lecionam em cada escola e à quantidade de turmas por série do EMP.

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Biografia do Autor

Jose Claudio Del Pino, Instituto de Química - UFRGS PPG Mestrado Ensino - UNIVATES

Graduação em Química Licenciatura e Industrial – PUCRS. Especialista em Química - UPF e UCS. Mestre  em Ciências Biológicas-Bioquímica e Doutorado em Engenharia de Biomassa – UFRGS. Pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal. Professor associado da UFRGS. Professor-Orientador do PPGQVS e do PPGQ - UFRGS, e do PPG Ensino - Univates. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 

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Publicado

09-08-2015

Como Citar

PINTO, I. S.; DEL PINO, J. C. A reestruturação no ensino médio: uma proposta a ser contemplada. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 28, 2015. DOI: 10.22456/2595-4377.50622. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/50622. Acesso em: 28 mar. 2024.