O exercício teatral da máscara neutra com alunos do Ensino Médio do CAp/UFRJ
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.43887Palavras-chave:
MÁSCARA NEUTRA, TEATRALIDADE, CORPOREIDADEResumo
Desde 2011, a presente pesquisa se desenvolve dentro do Projeto Fazendo Gênero do Setor Curricular de Artes Cênicas do CAp/UFRJ e ocupa-se da aplicação e da análise de exercícios utilizando a Máscara Neutra como referência para uma reflexão sobre o corpo do aluno em cena. Baseia-se fundamentalmente na pedagogia de ator estabelecida por Jacques Lecoq passando por outros conceitos afins, tais como "presença", "estado neutro", "corpo dilatado" e "pré-expressividade”. Acredita-se que com esta experiência seja possível ao aluno de ensino médio compreender melhor a ideia do corpo como veículo de expressão cênica. Além disso observa-se que neste processo o adolescente muitas vezes depara-se com aspectos singulares e inusitados de si mesmo , o que pode refletir no percurso de construção de sua identidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.