O exercício teatral da máscara neutra com alunos do Ensino Médio do CAp/UFRJ

Autores

  • MASSUEL DOS REIS BERNARDI UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.43887

Palavras-chave:

MÁSCARA NEUTRA, TEATRALIDADE, CORPOREIDADE

Resumo

Desde 2011, a presente pesquisa se desenvolve dentro do Projeto Fazendo Gênero do Setor Curricular de Artes Cênicas do CAp/UFRJ e ocupa-se da aplicação e da análise de exercícios utilizando a Máscara Neutra como referência para uma reflexão sobre o corpo do aluno em cena. Baseia-se fundamentalmente na pedagogia de ator estabelecida por Jacques Lecoq passando por outros conceitos afins, tais como "presença", "estado neutro", "corpo dilatado" e "pré-expressividade”. Acredita-se que com esta experiência seja possível ao aluno de ensino médio compreender melhor a ideia do corpo como veículo de expressão cênica. Além disso observa-se que neste processo o adolescente muitas vezes depara-se com aspectos singulares e inusitados de si mesmo , o que pode refletir no percurso de construção de sua identidade.

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Biografia do Autor

MASSUEL DOS REIS BERNARDI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

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Publicado

17-11-2016

Como Citar

BERNARDI, M. D. R. O exercício teatral da máscara neutra com alunos do Ensino Médio do CAp/UFRJ. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 29, 2016. DOI: 10.22456/2595-4377.43887. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/43887. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Projetos de Pesquisa