Caminhos para o bem-estar docente através da contação de histórias

Autores

  • Janaina Cé Rossoni Centro Universitário La Salle - UNILASALLE
  • Denise Regina Quaresma da Silva Centro Universitário La Salle - Unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.43444

Palavras-chave:

Educação Básica

Resumo

Este artigo versa sobre o bem-estar docente e objetiva refletir sobre a contribuição da contação de histórias no desencadeamento de situações promotoras de motivação e satisfação. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, descritivo, pautando-se no relato de três oficinas oferecidas a docentes e graduandos/as da cidade de Canoas/RS. Nossa reflexão leva em consideração pressupostos teóricos advindos dos estudos de Nóvoa (2007), Pocinho e Capelo (2009) e Jesus (2012), entre outros. A partir dos relatos dos/as participantes é possível constatar que o sentimento de mal-estar não permeia a fala dos/as graduandos/as do curso de Letras, porém se faz presente no discurso de professores atuantes na rede pública. Percebemos que a contação de histórias direcionada às histórias pessoais, alheias e coletivas promove um desencadeamento de estratégias de produção de sentido e, consequente, situações de bem-estar docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Cé Rossoni, Centro Universitário La Salle - UNILASALLE

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação do UNILASALLE Professora de Língua Portuguesa da Educação Básica

Denise Regina Quaresma da Silva, Centro Universitário La Salle - Unilasalle

Pós-doutorado em Estudos de Gênero na UCES, Argentina (2011), doutora em Educação (2007) e mestre em Educação (2003) pela UFRGS. Professora titular na Universidade Feevale e professora adjunta no Unilasalle, onde atua na área da Pedagogia e da Psicologia e no Programa de Mestrado em Educação na linha Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas.

Downloads

Publicado

22-04-2013

Como Citar

ROSSONI, J. C.; QUARESMA DA SILVA, D. R. Caminhos para o bem-estar docente através da contação de histórias. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 26, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/2595-4377.43444. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/43444. Acesso em: 29 mar. 2024.