Desafios do trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos: vivências da prática de ensino em Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.41178Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Prática de Ensino, Biologia, Relato de experiênciaResumo
A Educação de Jovens e Adultos tem como uma de suas principais características a heterogeneidade de seu alunado, o que traz desafios únicos para o trabalho docente. Durante prática de ensino em um colégio público estadual no município do Rio de Janeiro, acompanhamos as aulas de Biologia das turmas de primeiro e terceiro anos do ensino médio em ambos os semestres de 2011 nessa modalidade de ensino. Identificamos desafios – categorizados em linguístico, sociocultural, de atenção, continuidade e motivacional – que a professora, os alunos e nós, licenciandos, vivenciamos. Esses desafios são analisados reflexivamente e ilustrados com relatos baseados em experiências vividas durante a prática de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.