Conhecendo-SE para conservar-SE: prática educativa interdisciplinar entre Ciências e Redação

Autores

  • Christiane Ramos Donato Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.33030

Palavras-chave:

Conservação, Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências e Redação.

Resumo

O projeto foi posto em prática no ano de 2009, em uma escola da rede particular de ensino em Aracaju, Sergipe, com seis turmas dos sétimos anos. Teve como objetivo geral despertar nos estudantes a importância da conservação da cultura e, também, do conhecimento sadio da interação pessoal de cada um com: seu próprio corpo, seus colegas e o meio ambiente do Estado de Sergipe. Para atingir esse objetivo, o trabalho foi dividido em três etapas: levantamento bibliográfico e coleta de dados sobre os temas abordados; disponibilização das informações coletadas à disposição dos alunos durante as aulas das disciplinas de Ciências e Redação; verificação do aprendizado e sensibilização dos estudantes a partir do resgate do tema, mas desta vez com criações próprias deles. Observou-se que o andamento das atividades organizadas por um tema transversal facilitou o aprendizado através da motivação, melhorando a participação nas aulas e, consequentemente, o rendimento escolar. 

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Biografia do Autor

Christiane Ramos Donato, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Ciências Biológicas - licencitura, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFS, atualmente é estudante de doutorado em Desenvolvimento e meio Ambiente - PRODEMA/UFS. Faz parte dos grupos de pesquisa Seminalis - Grupo de Pesquisa em Tecnologias Intelectuais, Mídias e Educação Contemporânea (CNPq/UFS), BIOSE (CNPq/UFS) e ENTOMO-UFS: Entomologia da Universidade Federal de Sergipe (CNPq/UFS). É mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2011) e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (2008). Tem experiência nas áreas de Educação e Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Conservação da Natureza, Bioespeleologia, Educação Ambiental, Avaliação de Dinâmica Ambiental, Planejamento e Gestão Ambiental.

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Publicado

09-08-2015

Como Citar

DONATO, C. R. Conhecendo-SE para conservar-SE: prática educativa interdisciplinar entre Ciências e Redação. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 28, 2015. DOI: 10.22456/2595-4377.33030. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/33030. Acesso em: 16 abr. 2024.