As Palavras Navegantes: a contribuição das linguagens virtuais na formação do adolescente contemporâneo

Autores

  • Iara Mara Moreira Martins Assistente Social e Mestre em Serviço Social pela PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.27020

Palavras-chave:

linguagens virtuais, adolescente, formaçao social

Resumo

Este artigo trata da contribuição das linguagens virtuais na formação social dos adolescentes contemporâneos e consequentemente da sua presença enquanto novas formas de apreensão do conhecimento. As gerações atuais adquiriram novas percepções, advindas pela agilidade com que captam a realidade concreta através do mundo virtual. A fluidez das informações e a possibilidade de acesso a todo conhecimento humano presentes na internet trouxeram novos componentes para a formação e desenvolvimento de sujeitos que se encontram na fase da adolescência. O espaço geográfico transformou-se em um imenso campo virtualizado, codificado, onde o adolescente realiza sua leitura do mundo a partir de múltiplas ferramentas como a imagem, o símbolo, traduzindo em linguagem escrita e oral. Há especificidades que o singularizam enquanto ser em desenvolvimento: todo o conhecimento encontra-se à disposição na internet, não há assuntos proibidos ou censurados nem ao menos limite de tempo para o acesso. Ao mesmo tempo em que o recurso virtual visa o lazer, coexiste a aquisição de valores que irão compor sua formação como sujeito social. No ambiente virtual as linguagens representam para o adolescente o desenvolvimento de habilidades e a ampliação de suas capacidades, em uma ação transformadora em-si, para-si que resultam em novas formas de aprendizado com protagonismo e autonomia na busca de conhecimento e expressão social.

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Biografia do Autor

Iara Mara Moreira Martins, Assistente Social e Mestre em Serviço Social pela PUCRS

Assistente social graduada pela FSS da PUCRS em 2009. mestre em serviço social pós-graduada pela PPGRSS PUCRS em 2011. Desenvolveu projeto de intervençao com adolescentes em medida socioeducativa em meio aberto na SMDHSU/CRVV da PMPA, em 2009. Integrou em 2008/2009 o Nucleo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Trabalho (NETSI) e o Grupo Família, Serviço Social e Saúde (GFASSS), do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social PUCRS; em 2011 integrou o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho, Saúde e Intersetorialidade (NETSI) e do Grupo de Estudos sobre Trabalho e Assistência Social (GEPsTAS) PPGRSS PUCRS. A partir do trabalho com adolescentes desenvolveu projeto de pesquisa que resultou na dissertação de mestrado intitulada "O sentido das linguagens virtuais na formação do sujeito social", de 2011.

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Publicado

10-11-2011

Como Citar

MOREIRA MARTINS, I. M. As Palavras Navegantes: a contribuição das linguagens virtuais na formação do adolescente contemporâneo. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/2595-4377.27020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/27020. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa em Educação Básica