As Palavras Navegantes: a contribuição das linguagens virtuais na formação do adolescente contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.27020Palavras-chave:
linguagens virtuais, adolescente, formaçao socialResumo
Este artigo trata da contribuição das linguagens virtuais na formação social dos adolescentes contemporâneos e consequentemente da sua presença enquanto novas formas de apreensão do conhecimento. As gerações atuais adquiriram novas percepções, advindas pela agilidade com que captam a realidade concreta através do mundo virtual. A fluidez das informações e a possibilidade de acesso a todo conhecimento humano presentes na internet trouxeram novos componentes para a formação e desenvolvimento de sujeitos que se encontram na fase da adolescência. O espaço geográfico transformou-se em um imenso campo virtualizado, codificado, onde o adolescente realiza sua leitura do mundo a partir de múltiplas ferramentas como a imagem, o símbolo, traduzindo em linguagem escrita e oral. Há especificidades que o singularizam enquanto ser em desenvolvimento: todo o conhecimento encontra-se à disposição na internet, não há assuntos proibidos ou censurados nem ao menos limite de tempo para o acesso. Ao mesmo tempo em que o recurso virtual visa o lazer, coexiste a aquisição de valores que irão compor sua formação como sujeito social. No ambiente virtual as linguagens representam para o adolescente o desenvolvimento de habilidades e a ampliação de suas capacidades, em uma ação transformadora em-si, para-si que resultam em novas formas de aprendizado com protagonismo e autonomia na busca de conhecimento e expressão social.
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