Toponímia na escola: um olhar interdisciplinar sobre o bairro

Autores

  • Giselle Olivia Dal Corno Universidade de Caxias do Sul
  • Elisa Jaques dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.17653

Palavras-chave:

Ensino fundamental, interdisciplinaridade, Caxias do Sul, RCI

Resumo

O presente trabalho tece algumas considerações sobre como os estudos em toponímia podem contribuir para a promoção da cidadania e o sentimento de pertinência dos indivíduos à sua comunidade. Partimos de uma investigação sobre o conhecimento de aspectos da toponímia do bairro Nossa Senhora de Lourdes, no município de Caxias do Sul, RS. Com a aplicação de um questionário nas 5ª séries do Ensino Fundamental de uma escola localizada no bairro pesquisado, levantamos dados para verificar se o conhecimento dos nomes dos lugares constitui uma prática educativa de fato significativa para os educandos. Em seguida, elaboramos uma proposta de atividades, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia e Educação Artística, de modo a contribuir para uma melhor compreensão do bairro e da cultura local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Olivia Dal Corno, Universidade de Caxias do Sul

Área de Letras - Centro de Ciências Humanas

Elisa Jaques dos Santos

Acadêmica do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul e bolsista de Iniciação Científica CNPq.

Downloads

Publicado

13-09-2010

Como Citar

DAL CORNO, G. O.; DOS SANTOS, E. J. Toponímia na escola: um olhar interdisciplinar sobre o bairro. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/2595-4377.17653. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/17653. Acesso em: 16 abr. 2024.