“Agora eu era herói”: leitura de HQs e o conceito de heroísmo como bases para um projeto interdisciplinar

Autores

  • Vinicius da Silva Rodrigues
  • Luiz Felipe Hallmann Piccoli
  • Alcione Eidam

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.17378

Palavras-chave:

Educação Básica, Ensino Médio

Resumo

Resumo: Este trabalho parte da motivação pedagógica de vincular aos estudos escolares um gênero de massa de valor artístico ainda a ser melhor explorado pelos estudos acadêmicos: as histórias em quadrinhos (ou arte sequencial). A partir dessa escolha, busca-se neste trabalho relatar uma experiência positiva vivenciada no cotidiano escolar que procurou dialogar com a formação de leitores a partir da reflexão sobre um conceito formador de nossa sociabilidade: a representação do herói. Trata-se de um trabalho de sensibilização e de motivação para o uso das HQs em sala de aula que indica uma possibilidade para um projeto interdisciplinar dentro da escola, apontando seu desenvolvimento, seus acertos e suas falhas, bem como as possíveis soluções para estas.

Palavras-chave: História em quadrinhos; Educação; Formação de leitores; Herói.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2010

Como Citar

RODRIGUES, V. da S.; HALLMANN PICCOLI, L. F.; EIDAM, A. “Agora eu era herói”: leitura de HQs e o conceito de heroísmo como bases para um projeto interdisciplinar. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/2595-4377.17378. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/17378. Acesso em: 28 mar. 2024.