Livro didático e memória - A construção do saber escolar sobre a História de Santa Catarina, nas primeiras décadas do século XX

Autores

  • Cristiani Bereta da Silva UDESC
  • Helena Gabriela Moellmann Gasparini UDESC

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.13337

Palavras-chave:

memória, livros didáticos, saber histórico escolar

Resumo

Quais acontecimentos, personagens, recortes temporais, perspectivas, imagens, enfim, memórias sobre a história de Santa Catarina vêm sendo privilegiadas – em detrimentos de outras – nos livros didáticos de História? O presente trabalho discute a construção de memórias sobre heróis e mitos catarinenses nos livros didáticos de História que foram produzidos e circularam nas décadas de 1920 a 1950, em Santa Catarina. Esse esforço pretende contribuir para dotar de inteligibilidade a própria trajetória do ensino de história de Santa Catarina, evidenciando, em sua historicidade, as formas de apropriação e construção do conhecimento histórico escolar em suas permanências e descontinuidades, e, sobretudo, também, quais os pertencimentos, as identidades, as memórias que foram construídas nesse processo. A discussão proposta, aqui, é recorte da pesquisa “A História de Santa Catarina nos livros didáticos de História e a construção do saber escolar”, que vem sendo desenvolvida com bolsa de iniciação científica (Edital PIC/UDESC2008-2009), e que se propõe investigar, numa análise de longa duração, as relações estabelecidas – em suas aproximações e distanciamentos - entre a produção historiográfica e a produção de uma história de Santa Catarina para o uso escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiani Bereta da Silva, UDESC

Helena Gabriela Moellmann Gasparini, UDESC

Licenciada e bacharel em História (UDESC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Ensino de História, memória e culturas vinculado ao Núcleo de Ensino de História - NEH/UDESC.

Downloads

Publicado

01-04-2010

Como Citar

DA SILVA, C. B.; GASPARINI, H. G. M. Livro didático e memória - A construção do saber escolar sobre a História de Santa Catarina, nas primeiras décadas do século XX. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 35–62, 2010. DOI: 10.22456/2595-4377.13337. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/13337. Acesso em: 19 abr. 2024.