Entre a legislação e a realidade das salas de aula: uma análise das políticas educacionais voltadas ao livro didático durante a Ditadura Civil-militar no Brasil a partir do relato de educadores.

Autores

  • Clarissa Sommer Alves UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.13092

Palavras-chave:

História, Ditadura civil-militar, políticas educacionais, livro didático

Resumo

Neste artigo analiso a relação entre as políticas educacionais elaboradas pela Ditadura civil-militar para o livro didático entre 1964 e 1974 e a realidade da utilização destes materiais nas salas de aula naqueles anos, compreendendo este período como de institucionalização e apogeu do regime ditatorial no país. Para isto, investigo tanto a legislação e publicações oficiais quanto livros didáticos publicados no período e entrevistas feitas com educadores que lecionaram na época. Através destas entrevistas aprofundo a análise da relação entre os educadores e os livros didáticos enquanto instrumentos de ensino-aprendizagem, buscando saber se existia um real acesso a tais materiais; como ele se dava; e se houve mudanças ao longo destes anos na área, refletindo, assim, sobre como as políticas educacionais elaboradas pelo Estado para este setor se relacionavam com o dia a dia das salas de aula e com os objetivos estratégicos do Estado naquele momento histórico.

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Biografia do Autor

Clarissa Sommer Alves, UFRGS

Licenciada em História pela UFRGS

Atualmente cursando Bacharelado em História na UFRGS

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Publicado

01-04-2010

Como Citar

ALVES, C. S. Entre a legislação e a realidade das salas de aula: uma análise das políticas educacionais voltadas ao livro didático durante a Ditadura Civil-militar no Brasil a partir do relato de educadores. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 127–164, 2010. DOI: 10.22456/2595-4377.13092. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/13092. Acesso em: 29 mar. 2024.