Situações-problema envolvendo divisibilidade: análise do percurso de estudantes do 6º ano Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.121637

Palavras-chave:

Resolução de problemas de divisibilidade. Dificuldades de interpretação. Estratégias didáticas. Ensino de Matemática

Resumo

O estudo teve como objetivo compreender os fatores que concorrem para as dificuldades de interpretação de problemas que envolvem divisibilidade, em estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental. A abordagem que orienta o estudo é a qualitativa, sendo a investigação do tipo exploratória. Teve como participantes uma docente de Matemática e quatro estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada e de um questionário semiestruturado, em formato remoto. Quanto à análise dos dados, deu-se a partir da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a professora entrevistada busca ultrapassar o caráter instrucional do ensino da Matemática, por meio de utilização de jogos, e que os/as estudantes seguem uma lógica distinta do ensino escolar, por isso é importante estar atento a todo o percurso que eles fazem na resolução de problemas, valorizando seus erros e buscando compreender suas produções. A relevância da investigação se confirma por contribuir com reflexões para professores de Matemática que atuam no Ensino Fundamental. Sugerem-se estudos futuros que lancem olhar investigativo e reflexivo sobre o potencial dos jogos educativos na aprendizagem da Matemática, especialmente, para estudantes dessa etapa escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Vitória Ferreira Ramalho, Universidade Federal do Cariri

Licenciada Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Cariri

Eunice Andrade de Oliveira Menezes, Universidade Federal do Cariri

Professora  adjunta da Universidade Federal do Cariri (UFCA), na unidade acadêmica Instituto de Formação de Educadores (IFE). Graduada em Pedagogia, com especialização em Gestão Educacional, Mestrado e Doutorado em Educação.   Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Ciências e Mídias Digitais (EDUCMÍDIA/IFE/UFCA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas: Didática, Docência e Educação (GEPEDE/URCA/UFCA).

Downloads

Publicado

31-08-2022

Como Citar

RAMALHO, M. V. F.; ANDRADE DE OLIVEIRA MENEZES, E. Situações-problema envolvendo divisibilidade: análise do percurso de estudantes do 6º ano Ensino Fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.121637. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/121637. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática Especial 1