Experiências com a matemática na educação infantil em uma escola federal da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.120800Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil. Matemática.Resumo
O presente texto apresenta o relato de experiências educativas com a matemática na Educação Infantil, com crianças de 4 e 5 anos, desenvolvidas em uma escola federal da Paraíba durante o período de suspensão das atividades presenciais devido a pandemia da COVID-19. Ainda que nesta etapa as práticas educativas aconteçam de maneira fluida, uma vez que os campos de experiências propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para da Educação Infantil se imbricam, as vivências aqui relatadas terão como destaque o campo ‘Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações’. A partir disso, foram vivenciadas situações educativas que buscaram favorecer o desenvolvimento do pensamento lógico matemático, onde as crianças foram estimuladas a colocar elementos diversos em relações e realizar quantificações. As docentes envolvidas nas experiências descritas neste relato concluíram que as crianças de 4 e 5 anos apresentaram bastante interesse no campo ‘Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações’, construindo relações e quantificações de forma ativa e significativa.
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