Experiências com a matemática na educação infantil em uma escola federal da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.120800

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil. Matemática.

Resumo

O presente texto apresenta o relato de experiências educativas com a matemática na Educação Infantil, com crianças de 4 e 5 anos, desenvolvidas em uma escola federal da Paraíba durante o período de suspensão das atividades presenciais devido a pandemia da COVID-19. Ainda que nesta etapa as práticas educativas aconteçam de maneira fluida, uma vez que os campos de experiências propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para da Educação Infantil se imbricam, as vivências aqui relatadas terão como destaque o campo ‘Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações’. A partir disso, foram vivenciadas situações educativas que buscaram favorecer o desenvolvimento do pensamento lógico matemático, onde as crianças foram estimuladas a colocar elementos diversos em relações e realizar quantificações. As docentes envolvidas nas experiências descritas neste relato concluíram que as crianças de 4 e 5 anos apresentaram bastante interesse no campo ‘Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações’, construindo relações e quantificações de forma ativa e significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Thalyta da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Thais Thalyta da Silva – Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE, na linha de Educação e Linguagem. É Professora da Universidade Federal da Paraíba, atuando como EBTT na Escola de Educação Básica (EEBAS/UFPB). Pesquisa sobre Educação Infantil, Educação e Linguagem, Ensino e Avaliação da Aprendizagem.

Renata da Costa Lima, Universidade Federal da Paraíba

Renata da Costa Lima – Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Professora do Departamento de Educação Básica (Debas-CE)/Escola de Educação Básica (EEBAS) da UFPB. Professora da área de docência universitária e docência na educação básica, com ênfase nas representações sociais e identidade profissional docente.

Downloads

Publicado

28-05-2022

Como Citar

SILVA, T. T. da; LIMA, R. da C. Experiências com a matemática na educação infantil em uma escola federal da Paraíba. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.120800. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/120800. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática Especial 1