Ensino de geometria por meio de construção de maquetes: uma proposta para os anos iniciais de escolarização
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.120632Palavras-chave:
Geometria nos anos iniciais, Modelagem matemática, Materiais manipuláveis, Construção de maquetesResumo
Este texto apresenta uma proposta para o ensino de geometria nos anos iniciais de escolarização. O conteúdo abordado diz respeito à localização de pessoas e objetos com base em diferentes pontos de referência. Trata-se de um objeto de conhecimento proposto para estudos no 3º ano do Ensino Fundamental. Na proposta os autores utilizam o processo de construção de maquetes como ambiente de aprendizagem para conceitos e procedimentos matemáticos. Para a elaboração da proposta foram realizados estudos bibliográficos sobre geometria nos anos iniciais, sobre o uso de materiais manipuláveis e de maquetes no ensino de matemática nos anos iniciais e sobre modelagem matemática. Para tanto, foram consultados livros e artigos que tratam desses assuntos e que estão disponibilizados na internet em sites como, por exemplo, o site da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. O principal objetivo de se divulgar essa proposta é contribuir para debates e reflexões sobre procedimentos metodológicos para o ensino de matemática nos anos iniciais e contribuir para debates e reflexões acerca de conhecimentos necessários aos professores dos anos iniciais para ensinar matemática nessa etapa de escolaridade.
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