Outros modos de pensar sobre as práticas na Avaliação em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.120041Palavras-chave:
Avaliação, Matemática, Kristeva.Resumo
O presente artigo apresenta um breve recorte dos resultados parciais de uma investigação que vem sendo desenvolvida em um curso de pós-graduação, na modalidade Mestrado Profissional. A pesquisa filia-se a uma perspectiva pós-estruturalista e tem como objetivo propor um outro olhar em relação à Avaliação em Matemática. Assim, por meio da investigação, busca-se oportunizar aos professores de Matemática da Educação Básica outra(s) maneira(s) de pensar e atribuir sentido(s) aos processos de Avaliação. No decorrer do artigo, são mencionados de forma breve alguns estudos de Michel Foucault e também de seus comentadores, com o objetivo de ilustrar a ideia de regimes de verdade. Além disso, ao propor algumas discussões sobre os processos de Avaliação, neste artigo, buscou-se trazer à visibilidade contribuições da filósofa pós-estruturalista Júlia Kristeva, em especial, no que se refere aos estudos da autora quanto à noção de signo e a multiplicidade de práticas significantes. Por fim, são apresentadas algumas pistas sobre os modos pelos quais pretende-se estudar algumas possibilidades, para assim viabilizar uma invenção no campo das práticas avaliativas, que possa vir a contribuir com as discussões, bem como pôr em circulação outras alternativas para os professores no ensino de alguns conteúdos de Matemática.
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