Outros modos de pensar sobre as práticas na Avaliação em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.120041

Palavras-chave:

Avaliação, Matemática, Kristeva.

Resumo

O presente artigo apresenta um breve recorte dos resultados parciais de uma investigação que vem sendo desenvolvida em um curso de pós-graduação, na modalidade Mestrado Profissional. A pesquisa filia-se a uma perspectiva pós-estruturalista e tem como objetivo propor um outro olhar em relação à Avaliação em Matemática. Assim, por meio da investigação, busca-se oportunizar aos professores de Matemática da Educação Básica outra(s) maneira(s) de pensar e atribuir sentido(s) aos processos de Avaliação. No decorrer do artigo, são mencionados de forma breve alguns estudos de Michel Foucault e também de seus comentadores, com o objetivo de ilustrar a ideia de regimes de verdade. Além disso, ao propor algumas discussões sobre os processos de Avaliação, neste artigo, buscou-se trazer à visibilidade contribuições da filósofa pós-estruturalista Júlia Kristeva, em especial, no que se refere aos estudos da autora quanto à noção de signo e a multiplicidade de práticas significantes. Por fim, são apresentadas algumas pistas sobre os modos pelos quais pretende-se estudar algumas possibilidades, para assim viabilizar uma invenção no campo das práticas avaliativas, que possa vir a contribuir com as discussões, bem como pôr em circulação outras alternativas para os professores no ensino de alguns conteúdos de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Universidade Federal do Rio Grande.

Jader Leonardo Rodrigues Della Flora é graduado em Licenciatura em Matemática (2016 - 2019) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos. Atualmente é aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), da Universidade Federal do Rio Grande, Campus Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP), sendo também Bolsista CAPES/BRASIL, no PDPG.

JOSAINE DE MOURA, Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)/ Professora de Matemática Classe Titular

Doutora (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Matemática Aplicada (1998) pelo programa de Pós-Graduação de Matemática Aplicada e Computacional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduada (1995) em Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora do Magistério Federal, Classe Titular, do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA), e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

Downloads

Publicado

09-09-2022

Como Citar

DELLA FLORA, J. L. R.; MOURA, J. D. Outros modos de pensar sobre as práticas na Avaliação em Matemática. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.120041. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/120041. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática Especial 1