Etnomatemática surda: práticas discursivas sobre ensino de matemática para surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.120012

Palavras-chave:

Etnomatemática, Educação bilíngue para surdos, Educação Matemática, Língua Brasileira de Sinais.

Resumo

Neste artigo analisamos os discursos de professores de Matemática na perspectiva da Etnomatemática Surda. Em articulação com os Estudos Culturais e Educação de Surdos, produzimos o conceito da Etnomatemática Surda, que valoriza as práticas culturais de comunidades surdas, articuladas à construção do conhecimento matemático. Desse modo, o presente trabalho parte da pergunta: quais práticas discursivas produzidas por professores de surdos possibilitam a construção de uma Etnomatemática Surda? Os objetivos são os seguintes: apresentar as narrativas de professores de Matemática de escolas para surdos; e analisar como vêm se constituindo experiências pedagógicas que possibilitam caracterizar uma Etnomatemática Surda. As análises foram desenvolvidas a partir do material produzido no curso de extensão “Educação Matemática para surdos”, realizado em duas edições, com professores de surdos. É possível reconhecer a Etnomatemática Surda a partir de narrativas que evidenciam a valorização das questões culturais do aluno surdo na produção do conhecimento matemático. As análises são feitas a partir da noção de discurso desenvolvida por Foucault (1996; 2008). Como resultado, indicamos a valorização da experiência visual no ensino de Matemática por professores surdos, a partir de narrativas que indicam estratégias no ensino de Matemática, que valorizam a visualidade e a língua de sinais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Fagundes Antunes Alberton, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS) e professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Departamento de Estudos Especializados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEE/UFRGS).

Downloads

Publicado

31-08-2022

Como Citar

ALBERTON, B. F. A.; BECKER KARNOPP, L. Etnomatemática surda: práticas discursivas sobre ensino de matemática para surdos. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.120012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/120012. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática Especial 1